Blog do vasco

Friday, May 25, 2007

Janis Joplin


N. 19 de Janeiro de 1943; F. 4 de Outubro de 1970

Janis Lyn Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas, Estados Unidos da América, em 19 de Janeiro de 1943, filha de Seth e Dorothy Joplin. O pai era funcionário da petrolífera Texaco e a mãe professora de catequese. A sua adolescência foi vivida na época da segregação racial – até 1960, nos estados do Sudeste dos Estados Unidos, brancos e afro-americanos não se misturavam, havendo escolas para brancos e escolas para negros, áreas separadas nos jardins, igrejas separadas, lugares reservados só aos brancos nos transportes públicos, muitas lojas e restaurantes não admitiam a entrada de negros, etc.

Desde cedo se interessou por música. Incentivada pelos pais, cantava no coro da cidade mas a música da época era marcada principalmente por cantoras negras como Bessie Smith, Odetta e Big Mama Thornton, que vieram a ter grande influência sobre o seu gosto musical.
Em 1960, depois de concluir a escola secundária na Jefferson High School, Janis foi para a cidade de Austin onde se matriculou na Universidade do Texas. Foi lá que começou a cantar um estilo de música que era própria dos negros, os blues, com os amigos, fazendo apresentações em cafés e bares.

Pelos anos 50, em pleno pós-guerra, havia um certo sentimento de insatisfação entre os jovens. Nos Estados Unidos, grande parte deles mostrava rebeldia e insatisfação em relação ao estilo de vida dos seus pais, rígido e excessivamente preocupados com o socialmente correcto. Eles queriam mais liberdade individual, lutavam pelo direito dos negros, procuravam emoções diferentes, sensações novas. Como consequência dessa insatisfação e por não acreditarem que as coisas fossem melhorar facilmente, os jovens usavam drogas, abusavam do álcool, vagueavam pelas estradas do país em busca de aventura. Foi nesse ambiente que nos anos de 1960 nasceu o chamado “movimento hippie”. Usavam cabelo comprido e barba para afrontar os pais, bebiam álcool e usavam outras drogas para, pelo menos durante alguns momentos, fugirem à realidade e procurarem emoções novas, viviam em grupos, dormiam pelos campos...

Entretanto, Janis não se ambientava à Universidade. Frequentada principalmente por alunos filhos de famílias ricas e considerada uma rapariga pouco atraente, Janis, interessada pelo movimento hippie, desistiu da universidade em 1963 e mudou-se do Texas para a Califórnia, para a cidade de São Francisco, a convite de um antigo amigo chamado Chet Helms. Lá trabalhou como cantora de folk e blues, em bares, clubes ou simplesmente na rua. O uso de drogas tornou-se uma constante e com elas veio o álcool, que Janis adorava, tendo como bebida predilecta um uísque chamado Southern Comfort.

Tentando recuperar do uso de drogas Janis regressou à sua cidade natal, para junto da sua família, de quem ela gostava muito! Mas acabou por não ficar muito tempo em Port Arthur. A vida familiar. Calma e “certinha”, não lhe servia. Voltou para São Francisco onde sua fama como cantora foi crescendo. Em 1966 foi convidada para ser vocalista da banda Big Brother and The Holding Company, até então completamente desconhecida. O grupo assinou contrato com a editora de discos Mainstream Records e gravou o seu primeiro álbum em 1967 com o título do próprio nome da banda.


O sucesso do disco não foi muito grande. O que verdadeiramente lançou Janis para a fama foi a participação da sua banda no Monterey Pop Festival, particularmente ao interpretar a música Ball and chain da cantora que ela tanto apreciava em criança; Big Mama Thornton. A partir dessa altura ela tornou-se uma estrela e foi contratada por uma das mais importantes editoras de discos da época, a Columbia Records, assinando um contrato para a gravação de três discos. O primeiro foi Cheap Thrills, lançado em Agosto de 68, ganhando disco de ouro com músicas como Piece of my heart e Summertime. Nesta época as drogas já prejudicavam as suas actuações em palco e o relacionamento com os integrantes da banda e, no Natal de 68 fizeram o último espectáculo juntos.


Em 1969 Janis formou outra banda, a Kosmic Blues Band. Foi com esta banda que ela participou no famoso Festival de Música de Woodstock, o mais importante festival de música da sua época. Decorreu nos dias 15, 16 e 17 de Agosto de 1969 e, embora tenha sido previsto para 50 000 pessoas, mais de 400 mil compareceram, a maioria das quais não pagaram o ingresso. O Festival de Woodstock foi um marco no movimento hippie dos anos de 1960 e o modelo de concertos de música ao ar livre ainda hoje tem sucesso, como é o caso do Festival do Sudoeste, na Zambujeira.

Nesse ano Janis fez uma tourné pela Europa, passando por Paris, Copenhaga, Frankfurt, Estocolmo, Amsterdão e Londres, onde esgotou o Royal Albert Hall.
Depois dessa tourné, Janis estava de tal forma dependente de drogas e álcool que simplesmente deixou de cantar. Nessa altura, consumir drogas e álcool era para ela mais importante. Após dolorosos tratamentos de desintoxicação, Janis voltou a dar espectáculos durante o ano de 1970, principalmente no Canadá. Uma mulher forte, de coragem, e muito masculina é como Janis é descrita por aqueles que a conheceram de perto. No entanto, todos os seus casos amorosos davam para o torto, devido á sua personalidade excessiva e apesar do seu sucesso como artista, Janis era afinal uma solitária e infeliz. O regresso às drogas foi inevitável, procurava-as cada vez mais vezes e mais forte. Tornou-se viciada em heroína. No dia quatro de Outubro de 1970, quando preparava o lançamento de mais um disco, Janis foi encontrada morta no Landmark Motor Hotel, em Hollywood, na Califórnia. Uma dose excessiva de heroína foi a responsável pela sua morte aos 27 anos de idade.

O seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico. O seu último disco Pearl foi lançado seis semanas após sua morte, alcançando o primeiro lugar de vendas americanas. Pearl é considerado por muitos o melhor trabalho da sua carreira. O nome Pearl foi uma homenagem à própria Janis, afinal este era o seu apelido: Pérola!
Enfim, uma carreira meteórica, turbulenta, carregada de emoção, sofrimento e drogas fizeram de Janis um símbolo da música mundial.

Fontes:
www.wikipedia.org/janis_joplin
http://www.officialjanis.com/
www.famoustexans.com/janisjoplin.htm
www.wikipedia.org/wiki/Southern_Comfort

Para OUVIR JANIS JOPLIN:
www.lastfm.pt/music/Janis+Joplin

Para LER AS LETRAS DAS MÚSICAS:
http://www.alwaysontherun.net/


Para VER JANIS JOPLIN:
http://www.youtube.com/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home