Blog do vasco

Wednesday, March 08, 2006

O Coco

Nome Científico do Coqueiro: Cocos nucifera L.
Família: Palmáceas Nomes populares: Coqueiro, coqueiro-da-Índia, coco-da-baía
Origem: Muitas referências afirmam que o Cocos nucifera é originário da Índia. Há algumas referências, entretanto, que defendem a origem desconhecida desta palmeira.
Clima: A planta frutifica apenas em locais de clima quente.
Há uma teoria muito interessante que tenta explicar a forma como esta palmeira se teria espalhado: os cocos teriam flutuado de um continente para o outro por meio das correntes oceânicas. Isso explicaria, por exemplo, a afirmação de que o coqueiro teria entrado de forma natural no litoral brasileiro.
O coqueiro é uma palmeira de folha lisa que pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 cm de diâmetro.
As folhas são largas e compridas. O fruto é uma noz grande com uma semente recoberta por uma casca dura. No interior da casca, encontra-se a amêndoa, que é a parte comestível, com cerca de 1cm de espessura e a cavidade cheia de líquido - a deliciosa água de coco. O período entre a formação do fruto até o amadurecimento é de cerca de 12 meses.
O termo "coco" foi desenvolvido pelos portugueses no território asiático de Malabar, na viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498), a partir da associação da aparência do fruto, visto da extremidade, que se assemelharia à face de um "coco" (nome usado na época para designar um monstro imaginário com que se assusta as crianças – papão ou ogre). Do português o termo passou ao espanhol, francês e inglês "coco", ao italiano "cocco", ao alemão "Kokos" e aos compostos inglês "coconut" e alemão "Kokosnuss".
O coqueiro (Cocos nucífera L.) é cultivado em aproximadamente 90 países , sendo típico do clima tropical. Tem origem no Sudeste Asiático. Os maiores produtores mundiais actuais são as Filipinas, a Indonésia e a Índia. No Brasil a cultura do coqueiro, variedade gigante, chegou com a colonização portuguesa em 1553, oriundo da ilha de Cabo Verde onde, por sua vez, teria chegado de plantações Indianas, introduzidas na África.Em algumas partes do mundo, macacos treinados são usados na colheita do coco. Escolas de treino para macacos ainda existem no sul da Tailândia. Todos os anos são realizadas competições para identificar o mais rápido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home